Pela primeira vez, cacique é eleito por voto eletrônico em Santa Catarina

Com 64,3% dos votos, Idalino Fernandes foi reeleito cacique da Terra Indígena Toldo Chimbangue, em Chapecó, no Oeste catarinense, neste domingo (17). Esta foi a primeira vez no estado que uma eleição indígena contou com urna eletrônica, conforme o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

Fernandes, candidato pela Chapa 1, concorreu com o professor João Batista Antunes, da Chapa 2, que teve 33,3% dos votos. Também foram escolhidos o vice-cacique Clair Rodrigues e O capitão da aldeia João Francisco de Oliveira. A votação ocorreu na escola estadual da aldeia das 8h às 16h.

Dos 273 eleitores, 18 não compareceram à votação, de acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai). Brancos e nulos somaram seis votos.

O uso das urnas eletrônicas nas eleições foi um pedido da Procuradoria da República em Chapecó, depois de descobrir que a comunidade tinha interesse em usar essa tecnologia durante o pleito.

O processo eleitoral foi acompanhado pela Funai e também pelo Ministério Público Federal em Chapecó. Os mesários foram os próprios indígenas. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5