Em MT, 56 filhotes de tartarugas que seriam consumidas são resgatadas

Policiais militares de São Félix do Araguaia, a 1.159 km de Cuiabá, resgataram 56 tartarugas que estavam sendo levadas por dois pescadores para o consumo. Os pescadores estavam parados à beira de uma estrada quando os policiais suspeitaram dos homens e resolveram abordá-los, nesta terça-feira (19), na estrada que liga São Félix do Araguaia a Novo Santo Antônio, a 1.063 km da capital.

Com eles, foram encontrados 56 quelônios, espécies de tartarugas e tracajás. Segundo a Polícia Militar da cidade, os dois homens informaram que estavam pescando e que as tartarugas seriam para consumo próprio e não para comercialização.

“Eles informaram que as tartarugas seriam apenas para o consumo. Como é um costume daqui da cidade comer esse tipo de animal, eles foram pescar e estavam levando as tartarugas para a sua casa”, disse a escrivã da Polícia Civil Lucéia Pereira. No entanto, a captura e venda de animais silvestres é crime ambiental. Nessa região, o consumo é permitido apenas aos indígenas.

Os pescadores foram conduzidos à delegados para prestarem esclarecimentos e foram autuados por crimes ambientais previstos na Lei Federal 9605 de 1998. Depois do depoimento, eles foram liberados. A multa varia de R$ 500 a R$ 5 mil por animal.

Após a apreensão, os policiais soltaram todas as tartarugas, que estavam vivas, no Rio Araguaia, local de habitat dos animais. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5