Vulcão San Cristóbal na Nicarágua lança cinzas, gases e pedras

O vulcão San Cristóbal, o pico mais alto da Nicarágua, registrou nesta sexta-feira (22) dez explosões de gases, cinzas e fragmentos de rochas, cobrindo várias comunidades com uma nuvem espessa, informou uma fonte oficial.

O San Cristóbal “registrou uma explosão grande de 2 mil metros de altura”, seguida de nove emissões de magnitude moderada, informou a porta-voz do governo e primeira-dama Rosario Murillo, com base em relatórios do Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter).

As nuvens de gases e cinzas alcançaram pelo menos onze comunidades próximas ao vulcão, que se eleva a 1.745 metros de altura e está localizado 112 km ao noroeste da capital, no departamento de Chinandega.

Entre as aldeias afetadas estão Las Brisas, San José de las Nubes, Santa Narcisa, Pellizco Central, Pellizco Occidental, Los Ebanos, Los Lirios, Santa Cruz, Las Grietas, El Liberal e San Lucas, disse Murillo.

O governo acionou de maneira preventiva os corpos de socorro da zona e enviou brigadas de saúde às comunidades próximas ao vulcão para atender à população.

A última explosão do San Cristóbal foi em meados do ano passado.

Este é o quinto vulcão nicaraguense que experimenta um aumento de atividade de maneira regular nos últimos cinco meses.

Os vulcões nicaraguenses estão alinhados em paralelo à costa do Pacífico sobre falhas e fraturas geológicas que se formaram há mais de um milhão de anos como consequência de um sistema eruptivo no oceano.

O fenômeno é conhecido como Cinturão de Fogo do Pacífico e atinge 24 países, entre eles a Nicarágua. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5