Seca fora de época em SP faz Sistema Cantareira chegar no limite

O tempo seco das últimas três semanas gerou uma preocupação com as principais represas que abastecem a região metropolitana de São Paulo.

Tempo bom não é notícia boa quando se fala de represa. Já são 20 dias sem nenhum pingo d’água sobre o Cantareira, o sistema que abastece 7,4 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo
“Veio um pouco meio cedo essa seca. Não é a época dela né, a seca é junho, julho, agosto”, conta o caseiro Jair Satin.

Tirando o auge da crise, abril de 2016 está registrando o nível mais baixo para o mês dos últimos 12 anos: 36,6% do volume útil.

A uma semana do fim do mês, só choveu 1% da média, o que deixa o maior sistema de abastecimento de São Paulo no limite.

A quantidade de água que entrou nas represas do Cantareira este mês, pela chuva e pelos rios, despencou. Já é praticamente o mesmo tanto de água que a Sabesp – a companhia de abastecimento – vem retirando para atender os moradores da Grande São Paulo.

E como serão os próximos meses? Hidrólogos traçaram o futuro do reservatório até a época que tradicionalmente volta a chover.

Contando o que tem de volume morto, se chover 50% abaixo da média, o Cantareira deve chegar a outubro com menos de 40% da capacidade. Já com chuvas na média, ele não enche nem a metade e, se chover 50% acima da média, o nível ficaria em 54,7%.

Para o especialista Pedro Luis Cortês, o Cantareira está menos preparado para enfrentar dias difíceis. “A gente tem, comparativamente falando, hoje, uma quantidade hoje menor de água no sistema Cantareira do que a gente tinha em 2013, que foi o ano que antecedeu a crise. Ou seja, se a gente tiver um segundo semestre parecido com o que teve em 2013, é possível que a gente entre no volume morto até mesmo antes do final do ano”, explica o geólogo da USP.

Júnior não pode nem pensar em ver a represa seca de novo: “Muito ruim porque não tem água, não tem vida, não tem barco, as marinas não faturam, acaba o lazer”. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5