Forte seca afeta um quarto da população da Índia, diz governo

O governo da Índia estima que cerca de 330 milhões de pessoas, um quarto da população, esteja sendo afetada pela seca que se abate em 10 dos 29 estados do país.

O procurador-geral adicional P.S. Narasimha informou ao Tribunal Supremo que a seca já afeta 255 mil aldeias em 256 dos 675 distritos do país, o que representa mais de um terço de seu território.

Há relatos de fazendeiros desesperados cometendo suicídio, de dezenas de milhares de animais de criação morrendo, e de plantações que pereceram. Rios, lagos e lagoas estão secando.

O estado de Uttar Pradesh, o mais densamente povoado do país com cerca de 200 milhões de habitantes, é o mais atingido, com quase 99 milhões de pessoas afetadas em 50 de seus 75 distritos.

Narasimha advertiu que o número poderia aumentar, já que as regiões de Bihar e Haryana (norte do país) não declararam o estado de seca, apesar de serem afetadas pela escassez de chuva, segundo o jornal “Times of India”.

“Esta grande crise não é uma crise, não podemos falar de crise, não estou de acordo em qualificar de crise”, objetou o presidente da Fundação de Água da Índia, Arvind Kumar, em declarações à agência Efe.

“Trata-se mais de um fracasso em nossos esforços. Nossa obrigação é pensar daqui a dez anos. Todos os anos chove, mas não administramos essa água, se reutilizássemos essa água não dependeríamos dos rios. Nossa prioridade deve ser a água da chuva”, disse o especialista. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5