Cientistas descobrem grande recife de coral na foz do Rio Amazonas

Cientistas descobriram um grande recife de coral sob a pluma do Rio Amazonas, onde o rio deságua no Atlântico e sua água se mistura com a água salgada do oceano entre a Guiana Francesa e o estado do Maranhão.

A descoberta foi liderada por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e publicada na semana passada na revista “Science Advances”.

Os pesquisadores já desconfiavam da possibilidade de haver recifes de coral nessa região por causa da coleta de peixes típicos de regiões de coral.

Em 2014, uma expedição organizada pelos pesquisadores brasileiros foi capaz de coletar exemplares e descrever a descoberta de um grande recife de colra de cerca de 9,5 mil km².

O achado foi uma surpresa, já que se considerava que as condições da região não eram propícias para o desenvolvimento de corais. A pluma do rio faz com que uma grande área do norte do Oceano Atlântico seja afetada em termos de salinidade, pH, penetração de luz e sedimentação, criando um hiato nos recifes do Atlântico. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5