Educadores ambientais viram referência

Pelo país afora, agentes populares de educação ambiental se multiplicam para disseminar práticas sustentáveis na agricultura familiar. Apoiados pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), projetos em diversos estados dedicam-se a capacitar os interessados em atuar na área. Nesta quinta-feira (28/04), gestores do Ministério do Meio Ambiente (MMA) avaliaram os programas em execução por meio de edital do Fundo destinado à formação desses agentes.

O encontro, promovido pelo Departamento de Educação Ambiental do MMA em parceria com o FNMA, teve o objetivo de mostrar o andamento dessas ações e identificar oportunidades de melhorias. A diretora do FNMA, Ana Beatriz Oliveira, destacou a importância da medida para a promoção da sustentabilidade e para o sucesso das políticas ambientais. “Essa é uma agenda fundamental”, afirmou. “Os executores dos projetos são vistos como parceiros essenciais na implementação de uma política pública importante para o país.”

Revitalização - Focado na revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, o projeto Cidadania Ribeirinha certificou, até agora, 166 agentes populares de educação ambiental e demonstra a importância do tema. A iniciativa é realizada pelo Assembleia Legislativa de Minas Gerais e reforça o protagonismo das comunidades locais, o desenvolvimento socioeconômico e a capilaridade das ações, que chegam até regiões remotas do Estado.

Atualmente, o projeto ocorre nos municípios de Januária e São Francisco, ambos em Minas Gerais. A ação é destinada a agricultores familiares e trabalhadores rurais ligados, de alguma forma, à água, como os balseiros e as lavadeiras. “A palavra chave é a mobilização”, resumiu Márcio Santos, coordenador do projeto. Segundo ele, o Cidadania Ribeirinha contribui, ainda, para a preservação cultural dos habitantes da região do São Francisco.

Saiba mais – Criado há 26 anos pela lei nº 7.797/1989, o FNMA é o mais antigo fundo ambiental da América Latina. O FNMA é uma unidade do MMA com a missão de contribuir, como agente financiador, por meio da participação social, para a implementação da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA).

Ao longo desse período, foram 1.435 projetos socioambientais apoiados e R$ 250 milhões investidos em iniciativas de conservação e de uso sustentável dos recursos naturais. Referência pelo processo transparente e democrático na seleção de projetos, o Fundo conta com um conselho deliberativo, composto de 17 representantes de governo e da sociedade civil. (Fonte: MMA)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5