Zoológico de Campinas/SP divulga nome de anta escolhido por votação virtual

O Zoológico do Bosque dos Jequtibás de Campinas (SP) encerrou nesta sexta-feira (13) as votações em uma rede social para a escolha do nome para o filhote macho de anta nascido no dia 19 de abril. A opção Nico venceu com 293 votos, ou 38% do total.

O nome Toninho, com 182 votos, 23,6%, ficou na segunda posição. Dodô ficou em terceiro lugar com 152 pessoas votando neste nome, ou 19,7%. A sugestão Tato obteve 104 votos, o que corresponde a 13.5% dos votantes.

Anta Madalena
– O mais novo morador do Bosque dos Jequitibás é filhote da anta Madalena, que tem 3 anos e meio e foi transferida de São Carlos para Campinas. É a primeira cria dela. O zoológico ressalta que o nascimento é uma vitória na luta pela preservação da espécie.

Segundo o zoo, as antas são classificadas como “vulnerável à extinção” pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

A bióloga do Bosque, Larissa Merighi, informou que todas as antas em zoológicos são de cativeiro e que nenhuma é retirada da natureza. O novo habitante do bosque pode ser visitado, segundo a organização.

A anta – A anta (Tapirus Terrestris) é o maior mamífero terrestre do país. Elas são herbívoras e de hábitos noturnos e são conhecidas como “jardineiras das florestas”, já que tem o papel de dispersor de sementes. (Fonte: G1)