Libéria anuncia fim do último surto de ebola

O último surto de ebola na Libéria, único país ainda afetado pela epidemia que devastou parte do oeste da África, chegou ao fim, anunciou o ministério liberiano da Saúde.

“De acordo com as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS), podemos afirmar que nos livramos do ebola”, afirmou Sorbor George, diretor de comunicação do ministério da Saúde.

“Acabamos de concluir o período de 42 dias decidido pela OMS, o dobro do tempo de incubação do vírus, desde o segundo teste negativo no último paciente afetado”, afirmou. “A Libéria voltou a se livrar do ebola.”

Sorbor George, no entanto, pediu prudência e recordou que após declarações precedentes do mesmo tipo foram descobertos novos casos ou focos na Libéria, Guiné ou Serra Leoa.

Os três países vizinhos foram os mais afetados pela epidemia desde seu surgimento, em 2013, no sul da Guiné. Em setembro de 2015, a Libéria tinha sido declarada livre da doença, que ressurgiu posteriormente.

O representante da OMS na Libéria Alex Gasasira, afirmou que o órgão continuará a apoiar o país no esforço para prevenir, detectar e responder a casos suspeitos da doença. “A OMS cumprimenta o governo e as pessoas da Libéria por sua resposta efetiva a essa recente reemergência do ebola”, declarou. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5