Suspensão de ordem de evacuação de Fukushima chega a 25%

O governo japonês suspendeu neste domingo (12) a ordem de evacuação de um dos povoados próximos à usina nuclear de Fukushima, cinco anos depois de que todos seus habitantes abandonaram o local após o acidente nuclear.

Desde a madrugada do domingo, os 1.400 residentes de Katsurao têm permissão para voltar a suas casas, já que a maioria das regiões desta cidade têm índices de radioatividade permitidos para o ser humano.

Trata-se do quarto povoado da região que as autoridades liberam quase completamente da ordem de evacuação iniciada em um raio de 20 quilômetros ao redor da unidade, após o acidente nuclear causado por um terremoto e posterior tsunami em 11 de março de 2011.

A ordem de evacuação permanece ainda em nove municípios da região o que mantém mais de 90 mil pessoas deslocadas.

De acordo com uma pesquisa realizada no ano passado, quase a metade dos antigos residentes da cidade de Katsurao queria voltar para suas casas uma vez que a ordem de evacuação fosse suspensa, informou a emissora pública “NHK”.

As autoridades locais asseguraram que agora seu trabalho consistirá em trabalhar para conseguir tranquilizar os cidadãos sobre a radiação, assim como prover serviços médicos adequados.

Também tentarão fazer com que as lojas voltem a abrir nesta cidade majoritariamente agrícola para que seus habitantes tenham acesso a alimentos e produtos de primeira necessidade. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5