Zoo no Texas/EUA comemora raro nascimento de leão branco

Um raro filhote de leão branco nasceu sexta (15) no Ellen Trout Zoo, na cidade de Lufkin, no Texas. As primeiras fotos foram divulgadas na quarta pelo zoológico e mostram o recém-nascido ao lado de sua mãe, Adia.

Funcionários dizem que o filhote é saudável e está sendo bem cuidado por sua mãe. Eles observam a dupla atentamente porque Adia não conseguiu amamentar seu primeiro filhote, Sango, nascido há quatro anos. Desta vez, porém, tudo está dando certo.

O nascimento do filhote já era previsto, mas apenas quando ele foi visto pela primeira vez ao lado da mãe, por volta das 15h30 da sexta, descobriu-se que era um leão branco.

Diferente dos albinos, os leões brancos, que não tem o nariz rosado, nascem com a pelagem branca por causa de um gene recessivo e alguns mudam de cor depois de alguns meses. Por isso ainda não é possível saber se o filhote nascido no Texas irá permanecer branco.

Segundo a curadora do zoo, Celia Falzone, registros do Lion Species Survival Plan mostram que apenas um leão branco já nasceu em um zoo dos EUA, mas sua pelagem adquiriu a mesma cor dos outros leões quando ele tinha cerca de seis meses de vida.

De acordo com o Fundo de Proteção Mundial dos Leões Brancos, há centenas de animais do tipo em cativeiro em diversos países, mas na natureza há registro de apenas 13 no mundo todo. (Fonte: G1)