Etec cria sistema que economiza 50 litros de água em 15 minutos de banho

Dois professores da Escola Técnica Estadual (Etec) Tenente Aviador Gustavo Klug, em Pirassununga (SP), desenvolveram um sistema que permite economizar 50 litros de água a cada banho de 15 minutos. Sem o sistema, o gasto no mesmo período seria de 144 litros.

Desenvolvido pelo professor Luiz Arthur Malta Pereira, diretor da Etec, e pelo professor de informática Vitor Firmino, o projeto ‘Economic Shower’ utiliza um sensor que, acoplado ao chuveiro, interrompe a saída de água quando alguém se afasta da ducha para se ensaboar.

Assim que o sistema identifica o retorno da pessoa para baixo do chuveiro, a água volta a cair. Em uma família com quatro pessoas, por exemplo, se cada uma tomasse um banho de 15 minutos, seriam economizados 200 litros. Já em um parque aquático com mil pessoas utilizando chuveiros, a economia seria de 50 mil litros.

Segundo Pereira, o objetivo é reduzir o desperdício de água por meio de um equipamento simples e econômico. “Há uma grande perda de água durante o banho quando não se fecha o registro ao usar o sabonete. Estima-se um desperdício de 35% a 40%. Por isso, pensamos em criar um sistema automático, rápido e barato que possa ser utilizado em qualquer chuveiro”, contou.

Equipamento – O equipamento é formado por uma placa eletrônica de controle, um sensor de presença e uma válvula solenoide, que proporcionam uma maneira fácil de controlar e regular fluído, para abertura e fechamento do fluxo de água.

De acordo com os professores, o custo para adaptação de chuveiros comuns ao novo sistema seria de R$ 50, caso a produção ocorresse em larga escala. Para chuveiros com regulagem de temperatura, o custo estimado é de R$ 150.

O projeto ‘Economic Shower’ foi um dos 15 finalistas do 3º Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios e agora vai ser aprimorado. “A próxima etapa é fazer o produto e colocar em teste dentro de 10 residências. Após a avaliação dos moradores, pretendemos vender a tecnologia e, para isso, estamos buscando empresas interessadas para fazermos parceria”, acrescentou Pereira. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5