GEF-Mar apoiará UCs estaduais marinhas

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) recebe, até 16 de setembro, propostas para seleção de apoio financeiro a Unidades de Conservação (Ucs) marinhas estaduais. A Chamada de Proposta nº2/2016 do GEF-Mar, o Programa Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas, tem o objetivo de promover a conservação da biodiversidade marinha e costeira. O GEF (sigla em inglês para Global Environmental Found) é um fundo global executado pelo Banco Mundial.

“O financiamento pode ser destinado à elaboração de plano de manejo, infraestrutura e equipamentos ou atividades de gestão participativa, entre outras ações”, detalha a analista ambiental do Departamento de Áreas Protegidas do MMA Betânia Santos Fichino.

Cada unidade estadual poderá definir a atividade para a qual deseja receber o incentivo. As propostas serão avaliadas pelo MMA. O GEF Mar já apoia 11 UCs federais. Agora, com a nova chamada, as UCs estaduais também serão contempladas.

Entre as UCs federais já apoiadas, estão a Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais (PE); o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha; Reserva Biológica do Atol das Rocas (RN); o Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS); a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (SC); Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA); Reserva Extrativista de Canavieiras (BA); e a Reserva Extrativista Marinha do Corumbau (BA).

Como enviar - As propostas devem ser enviadas pelo órgão executor do SNUC até 16 de setembro de 2016, por ofício assinado pelo dirigente máximo da instituição, digitalizado e encaminhado para o e-mail gefmar_ucp@mma.gov.br, acompanhado da documentação prevista no edital.
Dúvidas e esclarecimentos sobre o processo devem ser direcionadas ao e-mail gefmar_ucp@mma.gov.br. (Fonte: MMA)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,