Flórida tem mais de 100 casos de transmissão local de zika

O surto de zika detectado no estado da Flórida, nos Estados Unidos, superou os 100 casos, de acordo com o Departamento de Saúde. Desde julho, quando o primeiro registro ocorreu, essa é a única região com transmissão local no território continental dos Estados Unidos.

De acordo com um boletim divulgado nesta segunda-feira (26), são 105 pessoas infectadas com zika no estado e outras 689 que contraíram a doença em viagens ao exterior.

Além disso, são 90 casos de mulheres grávidas com zika, grupo que mais desperta preocupação devido à probabilidade de os bebês desenvolverem microcefalia, outras malformações e transtornos neurológicos.

O Departamento de Saúde da Flórida considera que o único foco de transmissão ativa por picadas de mosquito se localiza em Miami Beach.

Dos últimos dez casos contabilizados, um corresponde a uma pessoa que vive em Palm Beach, ao norte de Miami, outros cinco são moradores do condado de Miami-Dade e um de Miami Beach.

Outros três casos confirmados estão relacionados com o foco que esteve ativo no bairro de Wynwood, em Miami, que foi o primeiro detectado e que, segundo o governo, já está inativo.

Para combater o surto autóctone de zika, as autoridades estão fumegando inseticidas por terra e ar onde estão os possíveis focos de mosquitos e mantêm um controle casa por casa nas áreas afetadas.

Neste domingo (25), o prefeito do condado de Miami-Dade, Carlos Giménez, informou que as autoridades estaduais pediram que a localização das armadilhas onde foram encontrados os mosquitos fosse mantida em segredo.

O prefeito de Miami-Dade detalhou que o pedido de “confidencialidade” por parte do Departamento de Saúde sobre a localização dessas armadilhas tinha como finalidade “proteger a privacidade dos moradores” dessas áreas.

O governador da Flórida, Rick Scott, informou na semana passada que destinará US$ 25 milhões do orçamento estadual para pesquisar e desenvolver uma vacina contra o vírus da zika. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags