Agência Europeia lança mapa detalhado da superfície da Terra

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira o lançamento de um detalhado mapa cartográfico da superfície da Terra.

“O mapa se diferencia dos demais porque não só mostra os centros urbanos, mas também as minúsculas aldeias rurais graças às mais de 180 mil imagens de alta resolução feitas pelos satélites alemães TerraSAR-X e TanDEM-X”, explicou a ESA em comunicado.

De acordo com a ESA, os dados desses satélites são quase cem vezes mais detalhados que os dados obtidos pelo americano Landsat, utilizado habitualmente para cartografia de centros urbanos.

O novo mapa oferece um retrato em preto e branco da presença humana em nosso planeta em 2012, sendo capaz inclusive de mostrar imóveis de forma isolada.

“Antes não dispúnhamos de todos os povoados em áreas rurais. Eles podem ser essenciais para compreender a distribuição demográfica ou os vetores de doenças, por exemplo, ou para abordar a pressão sobre a biodiversidade”, disse Thomas Esch, do Centro Aeroespacial Alemão (DLR), encarregado pela elaboração do projeto.

Além disso, as comunidades rurais, segundo Esch, seguem sendo o lar de quase a metade da população mundial.

Batizado como “Global Urban Footprint” (GUF), o mapa estará disponível de forma gratuita a partir deste mês na internet. (Fonte: Terra)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags