Brasília sediará cursos de eficiência energética

Estão abertas até o dia 20 de janeiro as inscrições para os treinamentos em eficiência energética que ocorrerão em Brasília. Os cursos para Certificação Internacional de Profissional em Medição e Verificação (CMVP) e para Guia de Medição e Verificação serão gratuitos e acontecem entre os dias 7 e 10 de fevereiro. A iniciativa é promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Os treinamentos são destinados aos profissionais de engenharia, arquitetura, direito, economia, administração e áreas relacionadas. A seleção dos participantes será feita mediante análise da documentação enviada. Para se inscrever, é necessário enviar comprovações de experiência acadêmica e profissional e formulário disponibilizado no edital para o e-mail treinamentopnud@animaprojetos.com.br.

O curso para CMVP terá 28 horas de duração, incluindo o exame de certificação de quatro horas, e ocorrerá de 7 a 10 de fevereiro. Já o treinamento sobre o Guia de Medição e Verificação do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Aneel contará com um total de 24 horas de duração e será realizado entre 13 e 15 de fevereiro.

Economia - A iniciativa faz parte do projeto Transformação de Mercado de Eficiência Energética no Brasil (Projeto 3E) e é voltada para as edificações comerciais e públicas. O objetivo é contribuir com a economia de até 4 milhões de MWh de eletricidade nos próximos 20 anos, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 2 milhões de toneladas de carbono equivalente (tCO2eq).

Nesse contexto, as metodologias de medição e verificação são parte essencial de projetos que buscam atingir a eficiência energética, uma vez que são as responsáveis pela análise dos resultados gerados pelo projeto e pela confirmação de sua eficácia em contribuir para a diminuição das emissões de carbono. (Fonte: MMA)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags