Tempestades de gelo e tornados deixam mortos nos Estados Unidos

Tempestades de gelo e com ventos fortes causaram estragos e ao menos 16 mortes mortes nos Estados Unidos neste domingo (22). Na região central, gelo e chuva congelada criaram más condições nas estradas que resultaram em pelo menos 5 mortes no trânsito e deixando milhares de pessoas sem energia.

No sul, uma tempestade com tornados deixou ao menos 11 mortos no estado da Geórgia, além de 23 pessoas feridas. Com isso, as tempestades neste final de semana somam 20 mortes, somando às 4 pessoas que morreram no Mississipi, no sábado.

A situação instável do tempo fez os meteorologistas emitirem um raro aviso de “alto risco” para Geórgia, Alabama e Flórida.

Gelo severo – Alertas de tempestades de gelo e de clima severo de inverno foram emitidos para regiões de 10 Estados, indo do Novo México até Wisconsin, de acordo com o Serviço Climático Nacional dos EUA.

Oklahoma, Kansas e Missouri foram particularmente castigados. O serviço climático também emitiu um alerta de perigo de tornado para grandes partes do Texas.

A partir desta segunda-feira, as temperaturas devem começar a subir em grandes partes da região afetada, disse Chris Jakub, meteorologista do Serviço Climático Nacional em Wichita, Kansas.

“Quando temos significativa chuva congelada e gelo nas Planícies Centrais, isso geralmente é um evento de dois ou três dias”, afirmou Jakub.

Pelo menos três pessoas morreram em acidentes de trânsito em Missouri por conta das condições climáticas, segundo autoridades locais. Houve uma fatalidade relacionada ao clima em Kansas e outra em Oklahoma, segundo a imprensa local. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,