Príncipe Charles alerta: negar mudança climática destrói o planeta

O príncipe Charles da Inglaterra alertou neste domingo (22) que o planeta está sendo destruído porque algumas pessoas insistem em negar os efeitos da mudança climática e, com isso, freiam medidas imediatas para reverter o aquecimento global.

“Podemos assumir a evidência científica e atuar de forma condizente, ou simplesmente podemos encontrar meios de continuar sem aceitar que precisamos de ações imediatas e robustas”, afirmou o herdeiro do trono britânico ao jornal “Mail on Sunday”.

“O problema dessa segunda opção é que continuaremos ameaçando nosso mundo com a destruição até que os estudos demonstrem que sua viabilidade e habitabilidade ficaram aniquiladas”, alertou.

O príncipe considera que a evidência da mudança climática é inegável e que a situação é tão séria que já não é possível “olhar para o lado nem esconder a cabeça na areia”.

A advertência acontece dois dias após a posse do novo presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, que negou a existência do aquecimento global e chegou a dizer que se trata de “um engano dos chineses”.

Na campanha eleitoral, Trump se mostrou partidário de cancelar os acordos sobre meio ambiente da convenção de Paris, realizada em 2015, assinados por mais de 170 países.

Nas primeiras horas do mandato do bilionário, o site da Casa Branca suprimiu as referências prévias à mudança climática, que o governo do agora ex-presidente Barack Obama tinha elevado a um dos temas-chave de seu mandato.

“Atuar agora é muito mais barato que tentar recolher as peças mais tarde”, disse Charles, para quem o aquecimento “está levando à extinção de algumas espécies, ameaça o acesso a alimentos e água, e é um fator que contribui às migrações de pessoas”.

“Quando entrarmos em acordo, poderá ser tarde demais para fazer algo a respeito”, completou o herdeiro do trono.

Durante esta semana, a primeira-ministra britânica, Theresa May, se reunirá com Trump em Washington. (Fonte: Terra)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5