Acordo garante eficiência energética em Recife/PE

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Prefeitura do Recife firmaram parceria para garantir a eficiência energética dos prédios públicos da cidade. O acordo assinado nesta segunda-feira (06/03) com os órgãos municipais de Meio Ambiente e Saúde permitirá o desenvolvimento de ações para aprimorar o consumo elétrico em hospitais da cidade. O objetivo é reduzir as emissões de gases de efeito estufa e, assim, contribuir para conter o aquecimento global.

A medida está alinhada à estratégia adotada pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, de aproximação com os estados e municípios para o alcance do compromisso brasileiro de corte de emissões no contexto do Acordo de Paris. “O país assumiu uma meta ambiciosa para o conjunto da economia em que se torna fundamental o engajamento de todos os setores”, destacou o secretário de Mudança do Clima e Florestas do MMA, Everton Lucero.

O acordo de cooperação faz parte do projeto Transformação de Mercado de Eficiência Energética no Brasil, o Projeto 3E, coordenado pelo MMA em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Por meio de ações como treinamentos e desenvolvimento de ferramentas de apoio, a iniciativa busca influenciar e estabelecer o mercado de eficiência em edificações comerciais e públicas para garantir a economia de energia.

Contratação - Em Recife, a parceria viabilizará estudos técnicos para a contratação de projetos de eficiência com base no desempenho energético em edificações públicas da tipologia hospital, com base no Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). “Já temos um inventário de carbono e estamos engajados com toda essa agenda”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da cidade, Bruno Schwambach.

Também serão realizados encontros e oficinas para difundir os resultados dos projetos para os agentes públicos. O intuito é fomentar experiência e boas práticas voltadas para a redução da intensidade de carbono e de energia em edificações públicas nesse estado. “Essa é uma área bastante significativa em que estamos orgulhos de entrar”, ressaltou o secretário de Saúde de Recife, Jailson Correia.

O Projeto 3E – Coordenado pelo MMA, o Projeto 3E tem o objetivo de contribuir com a economia de até 4 milhões de MWh de eletricidade nos próximos 20 anos, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 2 milhões de toneladas de carbono equivalente (tCO2eq). O financiamento é realizado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A promoção da eficiência energética de edificações é uma estratégia de relevância a mitigação da mudança global do clima, já que o setor responde atualmente a 51% do total da eletricidade consumida no Brasil. No Brasil, a estimativa é que haja mais de 28 mil prédios públicos entre as várias tipologias deste setor, como escritórios, escolas, hospitais e universidades. (Fonte: MMA)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5