Temer espera concluir transposição do Rio São Francisco até o fim de seu mandato

Em discurso na cidade paraibana de Monteiro, a primeira do estado a receber as águas do rio, Temer disse que sempre se emociona quando visita o empreendimento, “menos como governante e mais como brasileiro”. O presidente voltou a dizer que a paternidade do projeto de transposição é do povo.

“Agora, com a transposição e com a complementação [do projeto], espero que, ao final deste mais um ano e oito meses de governo, eu possa vir aqui e dizer que toda a Paraíba está irrigada, inundada de água. Quem sabe até uma ou outra enchentezinha. Espero exatamente isso”, disse na solenidade.

Mais cedo, Temer participou, em Sertânia (PE), do acionamento da comporta que libera as águas do Eixo Leste para a Paraíba. Na quinta-feira (9), o governo informou que o Eixo Norte, com mais de 90% das obras concluídas, deve ficar pronto até o fim deste ano.

Sem citar nomes, Temer disse que as autoridades presentes ao evento acertaram ao falar de seus antecessores. “Esta é uma obra pensada desde o tempo do Império e executada nos últimos governos, por isso que eles, com a delicadeza e a civilidade que devem presidir as relações políticas, disseram que quem terminou a obra foi o Temer, mas isto passou por vários governos. Vários governos que merecem o aplauso de todos”, afirmou.

De acordo com Temer, as águas do São Francisco trarão “vida a regiões historicamente castigadas pelo flagelo da seca”. O presidente ainda disse que os ministros vão trabalhar com as bancadas da Paraíba na aplicação de mais recursos para atender a demandas do estado.

Protesto – Durante os discursos, algumas pessoas que estavam do lado de fora do evento protestaram contra o governo federal. Ao iniciar sua falar, Temer disse que as manifestações fazem parte da democracia e também devem ser aplaudidas.

“Eu queria agradecer muito a vocês que gentilmente se levantaram para aplaudir e agradecer ao pessoal que está lá fora, porque eles são meus amigos, a revelação mais clara da democracia que estamos vivendo. Se, de um lado, trazemos uma grande obra aqui para a Paraíba, de outro lado se faz o protesto. E como estão no sol, certa e seguramente, ao final do dia, eles vão se banhar com as águas da Transposição do Rio São Francisco. Tenho certeza disso”, afirmou Temer. (Fonte: Agência Brasil)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags