45% dos brasileiros adultos têm ao menos uma doença crônica, diz pesquisa da Unicamp

Pesquisa da Unicamp, em Campinas (SP), revela que 45% dos brasileiros com 18 anos ou mais sofrem de doenças crônicas não transmissíveis. E as principais são: hipertensão, diabetes, artrite e reumatismo, problemas na coluna, depressão e a asma.

Este levantamento faz parte da 1ª Pesquisa Nacional de Saúde, que avaliou 60 mil pessoas no Brasil e ajudou a traçar o perfil das doenças e pacientes. O estudo teve a participação de outras universidades e institutos no país.

Segundo os pesquisadores, as pessoas com menor nível de escolaridade e sem plano de saúde particular são as que mais sofrem. Ter doença crônica faz com que os pacientes tenham limitações para o dia a dia no convívio pessoal e no trabalho.

A doméstica Maria Costa Gomes Santos não tem formação escolar e comprova a pesquisa. “Eu tenho diabetes, pressão alta e colesterol”, afirma ela.

A pesquisadora Marilisa Berti Santos explica esta relação de escolaridade com doenças.

“A tendência é que as pessoas de melhor nível sócio econômico, e de melhor escolaridade, têm mais condição e informação para desenvolver hábitos mais saudáveis. Os mais vulneráveis têm mais dificuldades dessa adoção de comportamento “, explica Marilisa Barros.

Mulheres são maioria – E o que chamou muito a atenção dos especialistas nesta pesquisa é o fato de as mulheres representarem 59,05% do total de pacientes com doenças crônicas, enquanto os homens são 40,95%.

De acordo com a pesquisadora da Unicamp, as mulheres são maioria porque procuram mais serviços de saúde e acabam tendo mais diagnósticos do que os homens.

“Eu não procuro muito o médico não, só nos últimos casos”, confirma a pesquisa o pedreiro Maurício de Souza Silva.

A esposa do pedreiro em 30 anos de relacionamento aponta que o marido vai pouco mesmo ao médico.
“Ele precisa estar morrendo para ir”, completa a mulher dele, a doméstica Olga Guimarães Silva, que disse ir sempre ao médico. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5