Consumo consciente de água é tema de oficina

O consumo consciente da água foi tema de oficina realizada pelo Instituo Akatu com crianças atendidas pela Fundação ProPaz, em Belém (PA), nesta terça-feira (16/05), dentro da programação final da Copa Verde 2017. A atividade foi fruto de parceria entre o Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente com a CBF Social. Participaram 50 crianças entre oito e 18 anos.

Para realizar a oficina, a coordenadora de educação do Instituto Akatu, Denise Conselheiro, aplicou uma metodologia chamada cartografia social. “Primeiro, falamos sobre a importância de consumir água com consciência e estudamos os padrões de consumo atuais. Depois, identificamos, no estádio Mangueirão, os locais onde há consumo de água e onde haveria desperdício. Por fim, as crianças desenharam um mapa com todas essas informações”, contou.

Segundo Denise, a ideia principal da oficina era propor uma reflexão, em especial sobre a água nos espaços públicos. “Controlar o consumo e reduzir o desperdício dentro de casa é uma temática que já vem sendo trabalhada nas escolas e nas campanhas. Mas, no espaço público, é mais comum perder esses hábitos e descuidar”, destacou.

As crianças viram na atividade uma forma de aprender mais sobre conceitos que já conhecem. “Quando escovar os dentes tem que desligar a água, quando lavar a roupa e a louça, também. Não pode desperdiçar, porque está faltando água em todos os lugares”, lembra Jovito Souza da Silva, 9 anos. As crianças se divertiram desenhando e pintando o mapa no térreo do estádio, marcando com adesivos de “atenção” goteiras, baldes cheios de água e torneiras pingando.

“Vimos lá fora vazamentos e água sendo usada pra lavar carros com mangueira. As pessoas não sabem que isso desperdiça água?”, notou Luciana Araújo de Jesus, 13 anos. “Essa atividade me deu vontade de estudar muito na minha vida, me formar, ser doutora”, declarou Brenda Nicole Arruda, 9 anos.

O Instituo Akatu oferece oficinas sobre vários temas socioambientais, como gestão de resíduos e de energia, em linguagem lúdica para crianças e jovens, dentro do projeto Edukatu. O conteúdo das aulas está disponível para professores, gratuitamente, na plataforma online https://edukatu.org.br/. Basta se cadastrar e acessar o tutorial. (Fonte: MMA)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,