Uruguaio Albert Lluberas é nomeado secretário-geral do Tratado Antártico

O uruguaio Albert Lluberas foi eleito secretário-geral do Tratado Antártico, que pela primeira vez será presidido por um latino-americano, anunciou nesta quinta-feira (25) a Presidência uruguaia.

A designação ocorreu nesta quinta-feira durante a 40ª Reunião Consultiva do Tratado Antártico, realizada na China, informou a Presidência e sua página na internet.

Lluberas é um militar de carreira, um comandante que a partir de agora assumirá o cargo de secretário-geral do Instituto Antártico Uruguaio (IAU).

O governo uruguaio parabenizou a nomeação de Lluberas à frente desse acordo, firmado em 1959 e vigente desde 1961. Um de seus principais objetivos é destinado o continente branco ao uso pacífico e à pesquisa colaborativa.

O função nunca foi desempenhada por um latino-americano, apesar da proximidade do subcontinente com a Antártida e o número de bases científicas de países da região ali instaladas.

O Uruguai é um dos 51 membros do Tratado Antártico e um dos seus 29 membros consultivos. Tem uma base na ilha Rei Jorge desde 1984, lembrou a Presidência.

O ministro da Defesa uruguaio, Jorge Menéndez, disse que Lluberas é “um profundo conhecedor dos temas referentes à Antártica, que dedicou grande parte de sua carreira militar junto ao IAU pela permanência do Uruguai no continente antártico”. (Fonte: UOL)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5