Brasil e África do Sul reforçam cooperação

O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Marcelo Cruz, recebeu, nesta quinta-feira (01/06), a ministra para Assuntos Ambientais da África do Sul, Edna Molewa, e comitiva. O encontro teve como objetivo estreitar a relação de cooperação bilateral entre os dois países.

Também estavam presentes o subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, embaixador José Antonio Marcondes de Carvalho; o secretário de Mudança do Clima e Florestas do MMA, Everton Lucero; e o assessor de Assuntos Internacionais do MMA, Fernando Coimbra.

Na ocasião, foram discutidos os termos do Plano de Implementação do Memorando de Entendimento sobre Cooperação na Área de Meio Ambiente para o período de 2017-2022, que será assinado no segundo semestre.

O objetivo é promover iniciativas conjuntas de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável, além de reconhecer, de forma sistematizada, a importância dos esforços conjuntos para promover a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável, de modo a agregar benefícios mútuos às partes.

Marcelo Cruz confirmou o interesse do MMA em dar continuidade às iniciativas de cooperação bilateral e agradeceu o apoio da África do Sul como copatrocinadora da proposta de criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul no âmbito da Comissão Internacional da Baleia. Ele reiterou, ainda, o convite para participação do país no evento paralelo sobre o Santuário durante a Conferência dos Oceanos, que ocorre na próxima semana, de 5 a 9 de junho, em Nova York.

“Contamos com o apoio continuado para o estabelecimento do Santuário e a implementação de seu plano de manejo nos diversos foros internacionais”, afirmou.

Edna Molewa elogiou a relação com o Brasil e os termos do acordo de cooperação com o MMA. Para ela, os dois países concordam em vários assuntos quando se trata de meio ambiente e estarão juntos em Nova York para lutar pela criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul, por exemplo. Ela também destacou a atuação conjunta em áreas como biodiversidade, mudança do clima e florestas. A experiência da África do Sul na gestão de parques nacionais é outro ponto com o qual o país pretende contribuir com o Brasil.

Marcelo Cruz convidou a ministra para participar do 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília, de 18 a 23 de março de 2018, com o tema “Compartilhando água” e lembrou da cooperação entre os parceiros do BRICS. “Espero que, em especial na área de cidades sustentáveis, possamos contribuir para que as nossas experiências de sucesso sejam partilhadas, trazendo benefícios para as populações urbanas de nossos países”, disse. (Fonte: MMA)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5