Mercosul reúne ministros na Argentina

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, será representado pelo secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Edson Duarte, na XXI Reunião de Ministros de Meio Ambiente do Mercosul e Estados Associados. O evento acontece na quinta-feira (15/06), em Buenos Aires, Argentina.

No encontro, os países vão discutir temas ligados à Agenda 2030 e à Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Mercosul, como mudança do clima, florestas, biodiversidade e solos. A contribuição do grupo para a agenda ambiental internacional também será discutida.

Para Edson Duarte, os países do Mercosul enfrentam um desafio em comum para implementar a agenda 2030. “A acentuada crise econômica e os escassos recursos financeiros colocados à disposição da área ambiental”, aponta.

De acordo com ele, o Brasil leva a mensagem de que se compromete com o fortalecimento das políticas de desenvolvimento sustentável com enfoque na erradicação da pobreza extrema, na efetivação dos direitos sociais, na ampliação do acesso aos serviços públicos, na garantia da segurança alimentar e nutricional e, na geração de emprego e renda, com inclusão de gênero.

“Esperamos que a reunião seja bastante frutífera no sentido de colaborar para que o Mercosul tenha as políticas ambientais como uma de suas marcas mais efetivas, com implicações reais sobre a qualidade de vida dos cidadãos dos Estados Parte”, disse.

Participam da reunião de alto nível, ministros e autoridades de Meio Ambiente do Mercosul, dos Estados Associados e organismos internacionais.

Agenda 2030 - É um plano de ação com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas voltado para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Busca fortalecer a paz universal com mais liberdade, reconhecendo que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

A Agenda foi proposta por chefes de Estado e de Governo e altos representantes, reunidos na sede das Nações Unidas em Nova York de 25 a 27 de setembro de 2015. Os Objetivos e metas estimularão a ação para os próximos 15 anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta. (Fonte: MMA)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,