Começa encontro sobre gerenciamento costeiro

Começou nesta quarta-feira (21/06) o X Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro (Encogerco), em Rio Grande (RS), realizado por meio de uma parceria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com a Universidade Federal da cidade (FURG). O objetivo do evento, que segue até sexta-feira (23/06), é integrar o governo federal, estados e municípios com limites marinhos, sociedade civil, academia e setor privado na agenda.

O secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, Jair Tannús, participou da abertura do evento, com palestra em que lembrou a Conferência dos Oceanos, ocorrida no início deste mês na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. “Na ocasião, o Brasil apresentou compromissos voluntários de suma relevância: a estratégia nacional para combate ao lixo no mar; o planejamento espacial marinho; a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar e o Programa Nacional para Conservação da Linha de Costa (Procosta)”, destacou.

Jair Tannús lembrou que o gerenciamento costeiro completa 30 anos em 2018. “É com a visão de uma gestão costeira adaptada à mudança do clima que contamos que todos vocês possam refletir e se engajar nesta proposta, que não é do Ministério do Meio Ambiente, mas sim do Brasil”, finalizou.

Segundo ele, o assunto mais discutido na Conferência dos Oceanos foi o grave problema do lixo no mar e seus impactos na biodiversidade marinha e costeira, além dos efeitos nocivos na saúde humana e as perdas econômicas para o turismo e a pesca. O secretário aproveitou a oportunidade para convidar os presentes a participar do 1º Seminário Nacional para Combate ao Lixo no Mar, que será realizado em novembro, em Brasília.

Nesta quinta e sexta-feira (22 e 23/06), o encontro apresenta painéis temáticos sobre quatro diferentes temas: planejamento espacial costeiro e marinho; integração zona costeira e bacias hidrográficas; adaptação às mudanças climáticas na zona costeira. Também haverá apresentações orais e exposições de trabalhos e uma saída de campo na região litorânea próxima a Rio Grande.

Histórico - A primeira série do Encogerco aconteceu entre os anos 1991 e 1997, realizada pelo MMA, com o objetivo de promover a difusão de informações e a articulação entre a União, estados e municípios com limites marinhos e as entidades da sociedade civil, incluindo ONGs, universidades e seus pesquisadores, além de setores da iniciativa privada. Nos anos 2000, foram organizados outros quatro Encogercos, em 2002, 2004, 2006 e 2009, todos organizados e executados pela sociedade civil. (Fonte: MMA)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,