Estado do Rio tem menor temperatura do ano registrada em Friburgo nesta terça-feira; 1,8º C, segundo o Inmet

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, voltou a bater recorde de temperatura mínima nesta terça-feira (27). Às 5h, os termômetros marcaram 1,8º C. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi a menor temperatura do ano no Estado do Rio. Ao longo da manhã, a temperatura subiu pouco e, às 8h, o frio ainda era intenso, com mínima de 3,1º C.

Na área rural, moradores registraram geada. Uma fina camada de gelo cobriu veículos e a vegetação de São Lourenço. A cidade também teve a menor temperatura da Serra do RJ no domingo (25), com 3,6º C.

Nova Friburgo, RJ, registra geada no dia mais frio do ano no Estado do RJ
Ainda de acordo com o Inmet, o Pico do Couto, em Petrópolis, registrou 6,6º C nas primeiras horas da manhã desta terça. A marcação surpreende em comparação com Nova Friburgo, já que, normalmente, o local registra temperaturas muito baixas por causa da altitude.

A meteorologista Marlene Leal explicou que a formação de um nevoeiro no Vale da Serra fez com que a temperatura fosse mais baixa em Nova Friburgo nas primeiras horas da manhã.

“O nevoeiro se traduz em gotículas de água em suspensão na atmosfera, que causam a baixa da temperatura e impedem a perda de calor, de aquecimento. Se não tivesse esse nevoeiro, o Pico do Couto teria registrado uma temperatura menor”, explicou.

Já os termômetros de Teresópolis marcaram 7º C na manhã desta terça. A cidade é a que tem registrado temperaturas um pouco mais altas desde o início do inverno.

Geada na área rural – O frio em Nova Friburgo foi tão intenso que, na área rural da cidade, houve registro de geada. Taiana Oliveira e Bruno Fernandes saíram de casa, no bairro São Lourenço, às 5h50 e encontraram o carro coberto por uma fina camada de gelo. A imagem ganhou as redes sociais.

“Isso foi hoje cedo quando eu tava indo trabalhar. Meu namorado filmou. Primeira vez vejo isso. Lindo demais”, disse Taiana, comentando que estava muito frio.

A geada é um fenômeno recorrente na cidade durante o inverno e atrai visitantes durante os meses frios para prática de trilhas e apreciação das finas camadas de gelo que cobrem a vegetação do local. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5