Instituto Agronômico lança duas variedades de cana-de-açúcar em data comemorativa

Em comemoração aos seus 130 anos, o Instituto Agronômico (IAC) lança duas variedades de cana-de-açúcar: a IACSP01-3127 e a IACSP01-5503. Elas têm perfis diferentes e alto desempenho.

Segundo o IAC, as variedades, desenvolvidas desde 2001, apresentam ganhos agroindustriais em torno de 15% quando comparadas com a variedade mais cultivada no Centro-Sul do Brasil, que é a RB867515.

A IACSP01-5503 é bastante rústica e muito competitiva em ambientes restritivos, onde os solos armazenam pouca água e têm baixa fertilidade natural.

“Essa condição acontece em todas as regiões produtoras de cana, incluindo São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Paraná e Mato Grosso”, disse Marcos Guimarães de Andrade Landell, pesquisador do IAC.

Já a IACSP01-3127 é uma cana que apresenta alta performance em situações de manejo avançado, que inclui, por exemplo, o uso de vinhaça e outros resíduos orgânicos. Essa variedade também possibilita longo período de utilização industrial, podendo ser colhida de maio até outubro.

As duas variedades foram avaliadas nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Tocantins. (Fonte: Agência FAPESP)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags