Onça-pintada resgatada em fazenda em MT é levada para associação em SP

Um filhote macho de onça-pintada que foi resgatado em uma fazenda em Querência, a 912 km de Cuiabá, e estava sob os cuidados da Polícia Militar Ambiental e da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), foi encaminhado na noite dessa terça-feira (4) para a Associação Mata Ciliar, em Jundiaí (SP). O objetivo é que o felino passe por processo de reabilitação no qual deverá desenvolver o comportamento natural da espécie, como a caça.

O animal está com sete meses de idade e chegou na manhã desta quarta-feira (5) à associação, informou a Sema.

A onça foi resgatada em fevereiro deste ano pela Polícia Militar Ambiental em parceria com a Sema, depois de ter sido encontrada por trabalhadores rurais. A suspeita é que a mãe dela tenha sido morta.

Na época do resgate, a onça estava com 2 kg e desidratada. Atualmente, está com 36 kg, peso que está acima do ideal para a saúde dela. Como engordou por falta de exercícios, a expectativa é que o filhote emagreça na associação, já que vai ter espaço maior para se exercitar e ir atrás da presa.

O peso de uma onça-pintada adulta pode variar entre 35 kg e 130 kg e a expectativa de vida é entre 10 e 20 anos. O animal é considerado ameaçado de extinção no Brasil pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags