Ministério forma gestores em Teresina/PI

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) realiza em Teresina (PI), nos dias 3 e 4 de agosto, mais um curso semipresencial do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais (PNC), voltado a gestores ligados à temática ambiental. As inscrições estão abertas até o dia 1º. Os interessados devem enviar os dados para o endereço: secsemarelproj@gmail.com.

A capacitação integra a programação da Reunião de Implementação de Políticas Públicas de Combate à Desertificação no Brasil, que ocorre na mesma data, em Teresina. Coordenado pelo MMA em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, o curso tem como objetivo desenvolver uma abordagem sistêmica e um conjunto de instrumentos de intervenção na realidade local tendo a gestão ambiental como foco.

Com 16 horas presenciais e 80 horas a distância, pela plataforma Moodle, o curso aborda, em módulos, os seguintes temas: descentralização e qualificação da gestão ambiental; estruturação do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) em âmbito municipal; planejamento da transição do município para a sustentabilidade e temas emergentes para a gestão ambiental integrada da sustentabilidade municipal.

O PNC é realizado por meio da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa do MMA para a melhoria da eficiência dos órgãos públicos por meio de atividades capazes de gerar menos gastos e menor impacto sobre o meio ambiente.

A capacitação foi criada para atender aos anseios dos estados e municípios como uma estratégia de fortalecimento do Sisnama e de qualificação da gestão ambiental. O objetivo é capacitar gestores, servidores, técnicos ambientais e outros atores sociais para colaborar com a estruturação de políticas no contexto federativo, envolvendo a responsabilização e o empoderamento dos entes, nas três esferas de governo.

A formação inclui a realização de sucessivas aproximações e diagnósticos da realidade local de forma que, no fim do processo, o gestor tenha ampliado sua percepção sobre as temáticas tratadas e esteja apto a atuar de forma planejada e contando com um elenco de parcerias anteriormente não visualizadas em prol da gestão ambiental de seu município.

A escolha pela modalidade semipresencial deve-se à escala de matrículas que se pretende alcançar e também à dispersão geográfica dos municípios. O desenvolvimento do curso na plataforma Moodle permite a troca de experiências entre os envolvidos com a supervisão técnica de gestores ambientais que possuem expertise na temática e que atuarão como tutores do processo formativo. (Fonte: MMA)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5