Sistema de informações terá novo módulo

A partir desta quarta-feira (2) entra em operação um novo módulo do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir). O lançamento da nova ferramenta marca o sétimo ano da entrada em vigor da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente.

O Sinir vai garantir, ainda, que os usuários tenham acesso a informações sobre a implementação da PNRS no País. Na avaliação da coordenadora de Resíduos Sólidos do MMA, Sabrina Andrade, “a transformação pretendida pela PNRS só será concretizada por meio da transparência e do acesso à informação”.

Os dados disponíveis, que passam a ser consolidados pelos estados, devem agilizar a gestão de resíduos sólidos. São informações que devem dar mais celeridade ao monitoramento, fiscalização, avaliação da eficiência da gestão e dos resultados da aplicação da PNRS nas unidades federativas.

A partir de outubro de 2017, as informações estarão disponíveis também para todo o cidadão brasileiro. Por meio do Portal do Sinir será possível saber, por exemplo, a situação das unidades da federação sobre a existência de planos de resíduos sólidos, as formas de disposição final dos resíduos sólidos urbanos (aterros sanitários). (Fonte: MMA)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5