Filhote de onça encontrado em fazenda recebe cuidados para ser reintroduzido na natureza

O filhote de onça encontrado por um produtor rural em Poloni (SP), no último domingo (6), permanece no zoológico de São José do Rio Preto (SP), onde está em período de quarentena e recebendo cuidados especiais para, em breve, ser reintroduzido na natureza.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Rio Preto, a onça, que é uma fêmea com um mês de vida, está isolada para evitar contaminações. Segundo a pasta, ela ainda está muito suscetível à contaminação e infecção, pois se perdeu da mãe. Toda a defesa que ela adquire pelo leite materno, ela não está tendo. A oncinha está sendo amamentada artificialmente, por mamadeira.

O biólogo do zoológico de Rio Preto, Samuel Villanova Vieira, explica que a onça permanece sob os cuidados de um veterinário.

“Já estamos procurando o Centro de Conservação para a reintrodução dela na natureza. Para que a oncinha volte à natureza, ela não pode ter praticamente nenhum contato com humano. Por isso, ela está totalmente isolada, apenas sendo cuidada pelo veterinário”, afirma.

Samuel ainda ressalta e orienta as pessoas que pegar o animal no canavial pode ser extremamente prejudicial. “Às vezes a pessoa vê o bichinho sozinho no canavial, acha que a mãe está morta e acaba pegando o animal e levando para a polícia, mas, na verdade, a mãe foi caçar e deixou o filhote na toca. Com isso, fica mais difícil de realizarmos um trabalho de reintrodução”, diz.

O biólogo explica que pela onça ainda ter apenas um mês de vida há chances muito maiores de voltar à natureza, depois que for encaminhada ao Centro de Conservação. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5