Anúncios
Principais assuntos
acidente ambiental agropecuário amazônia apreensão arqueologia biodiversidade biotecnologia carbono chuvas ciência clima cursos e eventos código florestal dengue desenvolvimento sustentável desmatamento energia extinção fauna fenômeno flora florestal gestão ambiental gripe A gripe aviária internacional legislação licenciamento mudanças climáticas nuclear paleontologia pesquisa poluição protesto qualidade de vida queimadas recursos pesqueiros resíduos seca tecnologia terremoto transgênicos unidades de conservação águas índiosListar notícias por data
19 / 08 / 2017Ceará recebe curso de gestão ambiental
Mais de 400 técnicos e gestores ambientais do Ceará participaram, na quinta-feira (17/08), do curso de Estruturação da Gestão Ambiental Municipal. O curso é parte do Programa Nacional de Capacitação de Gestores e Conselheiros Ambientais (PNC), uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental.
Composto por uma parte presencial e outra virtual, a formação dos gestores aprofunda temas como o meio ambiente na agenda de transformação na gestão municipal; a Lei Complementar 140; o Plano Estadual de Resíduos Sólidos; o Plano Nacional de Desertificação; e a elaboração de projetos para captação de recursos. A parte online do curso terá início em 11 de setembro e acontecerá na plataforma Moodle do MMA, onde serão levantados aspectos gerais da estruturação da gestão municipal.
O secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Edson Duarte, esteve em Fortaleza (CE) e discorreu sobre o meio ambiente como agenda de transformação na gestão municipal. “A agenda ambiental é estratégica para o enfrentamento das dificuldades pelas quais passam os municípios porque pode mobilizar todas as outras”, destacou.
O caminho para uma gestão segura e equilibrada, segundo Edson Duarte, está na implantação de programas pautados pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ou seja, economicamente viáveis, socialmente justos, ecologicamente equilibrados e culturalmente aceitos.
“Os ODS podem ajudar os prefeitos no enfrentamento da crise. Com mobilização, é possível quebrar paradigmas e fazer muita coisa sem depender de recursos adicionais. Por exemplo, uma praça pode ser recuperada com o envolvimento conjunto da prefeitura, da comunidade e da iniciativa privada, cada um doando o que pode, sem transações monetárias”, explicou o secretário.
O curso, uma parceria do MMA com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Ceará, contou com a presença de prefeitos, secretários e autoridades locais, além de representantes do Ibama e do ICMBio. “É o MMA encurtando distâncias, para transformar políticas estaduais em uma política nacional de meio ambiente”, comemorou Edson Duarte.
O PNC foi instituído em 2005 com o objetivo de ampliar a compreensão e fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama).
Durante o evento, a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), programa do MMA, também recebeu apoio dos gestores. Atualmente, 325 instituições das três esferas do governo e dos diferentes Poderes fazem parte do programa. Eles promovem ações para fomentar a sustentabilidade e melhorar os serviços prestados à população. (Fonte: MMA)