Incêndio já consumiu mais de 6 mil hectares do Parque do Araguaia em MT, estimam bombeiros

A operação realizada por militares no Parque Estadual do Araguaia, em Novo Santo Antônio, a 1.063 km de Cuiabá, resultou na extinção de 60% do incêndio até o final da noite de sábado (19), segundo informações do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) do Corpo de Bombeiros. A causa do incêndio ainda não foi confirmada.

A estimativa dos bombeiros é de que o fogo, identificado na sexta-feira (18), já tenha consumido 6,5 mil hectares, o que corresponde a 3% do parque. Os trabalhos, até então, foram concentrados em uma frente no Sul do parque, que possuía cerca de 3 km de extensão, por ser favorecida pelo vento.

No sábado, as equipes deram início à operação “Abafa Araguaia”, com combate aéreo e terrestre. Conforme o BEA, cerca de 25 mil litros de água foram lançados no incêndio, mas o combate aéreo precisou ser cessado no final da tarde de ontem por questões de segurança, sendo retomado neste domingo (20).

Equipes terrestres do BEA e da Ong Aliança da Terra continuaram o combate até a madrugada de domingo, aproveitando a redução do vento, das chamas e a queda da temperatura.

O parque – O Parque Estadual do Araguaia é uma das maiores unidades de conservação de Mato Grosso, com 230 mil hectares, conforme dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). A reserva fica no município de Novo Santo Antônio e tem vegetação predominante composta de cerrado.

Devido ao encontro entre os rios Araguaia e das Mores, formando o ‘Pantanal do Araguaia’, que durante o período de chuvas permanece meses alagado, as águas servem de berçário a diversas espécies de animais, entre elas, o peixe pirarucu, que está em extinção. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5