Baleia jubarte de 13 metros é encontrada morta na praia de Ondina, em Salvador/BA

Uma baleia jubarte de aproximadamente 13 metros de comprimento foi encontrada morta, na manhã desta sexta-feira (1º), na praia de Ondina, em Salvador. O animal, que era uma fêmea adulta e pesava mais de 20 toneladas, é a primeira baleia encontrada morta na capital nesta temporada, conforme informações do Projeto Baleia Jubarte, entidade que monitora os mamíferos na Bahia.

De acordo com informações do projeto, o corpo da baleia estava em estado avançado de decomposição, o que leva a crer que o animal morreu em alto mar e foi levado para a praia pela força do mar. A baleia ficou presa entre as pedras.

Conforme o projeto, uma equipe de veterinários foi deslocada para fazer a necrópsia da baleia. De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, até esta sexta-feira, foram registrados 27 encalhes de baleias no litoral da Bahia. No Brasil, há o registro de 71 encalhes.

Em nota, a Prefeitura de Salvador informou que a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) vai começar, na manhã do sábado (2), a fazer a remoção do corpo da baleia. O animal será desossado, e todo o material recolhido será encaminhado para o Aterro Metropolitano da Capital (AMC), localizado no CIA.

Temporada de reprodução – Conforme informações de especialistas, as baleias migram para o litoral baiano todos os anos para acasalar e dar à luz filhotes. A temporada de reprodução ocorre entre os meses de julho e outubro. Os animais são atraídos para a região por conta das águas quentes, apesar da época do ano. As aparições são mais comuns no sul do estado.

Nessas regiões, é normal encontrar empresas de turismo especializadas no passeio de barco para observação de baleias. Durante os passeios, é possível ver como os mamíferos se comportam. Especialistas dizem que, embora sejam enormes, as baleias têm um excelente senso de localização e, dificilmente, se aproximam dos barcos porque conseguem perceber a presença da embarcação à distância. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5