Saguis fogem de parque em busca de comida em Ponta Grossa/PR

Dois saguis foram flagrados na manhã deste domingo (17) em uma residência de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, nas proximidades da rodoviária.

Segundo o veterinário Robson Klimionte, a espécie é comum no parque Margherita Sannini Masini que fica próximo do local e provavelmente fugiu em busca de alimentos.

“O que acontece é que o clima está muito seco, e o pessoal está colocando muito fogo. Com isso, os animais começam a se afugentar da área de preservação deles e vêm pra cidade em busca de comida”, explicou.

Para conseguir filmar os saguis, o morador ⁠⁠⁠Leandro Mendes Brandão ofereceu uma banana, mas, conforme o veterinário, esse tipo de atitude só prejudica a espécie. “Se as pessoas oferecem alimento, estão estimulando os animais a virem cada vez mais para a cidade. E o ideal mesmo é que eles vivam no habitat natural deles para evitar riscos”, acrescentou Klimionte.

O veterinário destacou ainda que o morador também errou ao se aproximar dos saguis porque eles podem agir de maneira agressiva.

“Eu entendo que eles sejam bonitinhos e tal, mas o melhor mesmo quando este tipo de coisa acontece é ignorá-los para que eles evitem ficar em outro ambiente que não seja o deles”, afirmou.

Caso os animais sejam avistados com algum tipo de ferimento, a orientação é acionar a Polícia Ambiental. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags