Paraná deve ampliar área plantada de soja para 5,4 milhões de hectares

O Paraná deve ampliar a área de plantio de soja em 3% na safra 2017/2018, passando de 5,2 milhões para 5,4 milhões de hectares, conforme estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab). O estado é o segundo maior produtor nacional de soja.

Apesar da ampliação da área, a projeção de produção na safra em condições normais de clima é de 19,5 milhões de toneladas – 2% menor que na safra anterior, que teve desempenho acima da média.

“Esperamos que o resultado seja tão satisfatório quanto em 2016/2017, pois o Paraná tem espaço para que, com tecnologia e a colaboração do clima, a supersafra se torne habitual”, afirmou o diretor do Deral, Francisco Simione.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a soja é o principal ativo da economia nacional e paranaense, representando 22% de tudo que o estado produz. “Ela tem o valor de incorpar a cadeia produtiva paranaense”, disse Ortigara.

Vazio sanitário – O plantio da soja no Paraná foi liberado no dia 11 de setembro, quando encerrou o vazio sanitário estabelecido pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

O período de 90 dias sem o cultivo do grão ou da planta viva foi adotado para proteger a lavoura da ferrugem asiática, fungo que pode provocar perdas de 100% da produção. O plantio das lavouras segue até 31 de dezembro. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5