Fogo volta a consumir vegetação da Floresta Nacional de Brasília

Mais de 60 militares do Corpo de Bombeiros trabalham há mais de 20 horas na tentativa de conter o fogo que atinge parte da Floresta Nacional de Brasília (Flona), às margens da DF-001. As chamas começaram por volta do meio dia de domingo (17), foram extintas, mas voltaram na manhã desta segunda-feira (18).

De acordo com a corporação, o incêndio é de grandes proporções e ameaça chácaras próximas, na região do Incra 7. Os militares contam com o apoio de nove carros no trabalho.

Além dos brigadistas no solo, uma aeronave é empregada no combate a dois focos de fogo na Flona. O Corpo de Bombeiros ainda não tem informações sobre o tamanho da área queimada. A medição só poderá ser feita ao fim dos trabalhos.

Segundo o capitão Ronaldo Reis, da comunicação social do Corpo de Bombeiros, a baixa umidade do ar – a mínima nesta segunda foi de 19%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) – e o grande volume de folhas secas na região favorecem a propagação do fogo.

“A região tem muitos eucaliptos e folhas secas. E como o capim está muito desidratado, é um agravante que pode gerar uma propagação mais rápida desse fogo.”

Previsão de chuva – Nesta segunda-feira (18), as estações do Inmet no DF registraram índice de umidade em torno de 19%, com temperatura máxima de 29ºC.

Os números compõem o cenário de estiagem típico dessa época do ano – a capital está há 119 dias sem chuvas. Com a atmosfera muito seca, a tendência é que haja um aumento significativo de incêndios florestais por conta da facilidade de propagação do fogo.

No entanto, segundo a metereologista Ingrid Peixoto, o período de estiagem está próximo ao fim. “O esperado é que as chuvas ocorram ainda esta semana”. Mas há uma ressalva: de acordo com o instituto, a precipitação desta semana “não é indicativo da chegada da estação chuvosa”.

“A partir de quinta teremos temperaturas mais amenas e um aumento da umidade. Perdemos assim o combustível para o fogo.” (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,