“Parque de estrelas” atrai amantes de astronomia e permite estudo de insetos

Reserva natural próxima a Berlim recebe cada vez mais visitas noturnas. Livre de poluição luminosa, o local se tornou refugio de astrônomos e biólogos. Saiba mais sobre os destaques desta edição.Como alternativa para observar o céu, sem o incômodo da luz artificial, astrônomos amadores e biólogos buscam os chamados “parques de estrelas”. Sem a iluminação noturna, é possível contemplar os corpos celestes e observar a rotina dos animais. Próximo a Berlim, que era considerada a “cidade europeia da luz” no século passado, existe um lugar como esse: a reserva natural de Westhavel. Um ambiente ideal para pesquisas e novas descobertas. Veja neste Futurando detalhes sobre o tema.

E você sabe quais são os perigos do excesso de luz? Chamada de poluição luminosa, ela pode causar danos à saúde humana e a de outros animais. “Poluição luminosa começa quando a luz artificial tem efeitos negativos sobre as pessoas e sobre a natureza”, explica o biólogo alemão Franz Hölker. Veja mais sobre os efeitos negativos da luz neste programa.

Usada da forma correta, a iluminação artificial pode trazer benefícios a nossa saúde. Dependendo da sua cor, ela pode nos tornar mais criativos e ajudar na concentração. Nossa equipe conversou com especialistas da Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia. Os testes para alcançar esses efeitos, você confere nesta edição.

O Futurando também traz uma reportagem sobre as mudanças na sociedade de consumo. Parte dela está se tornando minimalista. O perfil dos consumidores está se transformando. Em vez de comprar, muitos preferem alugar ou dividir. Empresas já estão de olho nesse perfil de cliente que quer viver sem excessos, mas não abre mão de novas tecnologias.

Notícias falsas aparecem em diversas plataformas, em mídias sociais. Muitas vezes, é difícil de reconhecê-las e elas podem causar sérios danos. Porém start-ups estão entrando em cena com softwares para combater as notícias falsas e discursos de ódio. O Futurando mostra o trabalho dessas empresas. Não perca!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido, no Brasil, pelo Canal Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às quartas 16h30, quintas, sábados e segundas; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todas as quartas, às 22h, com reprise às quintas, às 3h15; pela TV Cultura aos domingos às 23h30; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Fonte: Terra

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , , ,