Área que dá acesso a fazenda é usada como lixão e prejudica proprietários

Uma área pública em Gurupi, na região do sul do Tocantins, próxima a BR-153 está virando um depósito clandestino de lixo, principalmente entulho e resíduos de obras. O local é via de acesso a várias fazendas e a estrada vicinal já está tomada por lixo.

Os caminhões chegam a todo momento para descarregar entulho e resíduos de obras da construção civil. Veículos de menor porte vem deixar galhadas, mas no local tem de tudo que não serve mais: móveis, vasos sanitários e até lâmpadas fluorescentes que precisam de descarte específico. Tudo em meio a natureza.

A estrada que leva a várias fazendas está quase toda tomada pelo lixo e preocupa quem transita pela região. “Isso dá um aspecto muito ruim para todo lado. Lixo não é bem visto. Eu acho que deveria ser cuidado”, diz o fazendeiro Osvaldo Rabelo.

Na área não tem mais espaço para depositar tanto lixo. O entulho já começa a ser depositado nos arredores das cercas das fazendas. Em um desses despejos até o contêiner foi deixado para trás.

A empresária Gleiginilde Parente que tem um sítio nas proximidades diz que o entulho vem sendo jogado na área há mais de dois anos. Ela acredita que seja esse, o motivo do assoreamento de nascentes de córregos que passam pelo lugar.

“É um prejuízo, além de econômico, incalculável para o meio ambiente porque uma nascente que morre não tem mais condições de se recuperar porque são vários entulhos e a todo momento os caçambeiros chegam jogando dejetos.”

O problema estaria dando prejuízo o pecuarista Antônio Ituitaba. Ele conta que água da chuva traz do lixo a contaminação para dentro do lago e seria essa a causa da mortandade dos peixes no criatório da fazenda dele.

“Fui obrigado a parar porque o lixão está me prejudicando e isso já vai para dois anos que estão colocando aqui. É totalmente prejudicial”, diz.

A Prefeitura de Gurupi informou que essa área, que é da antiga cascalheira, foi destinada para a receber apenas material de construção civil e que na sexta-feira, uma equipe será enviada para fazer limpeza.

Fonte: G1

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , ,