Gestores do RJ recebem formação ambiental

Nesta segunda-feira (9/10), gestores e técnicos de prefeituras de 20 municípios do estado do Rio de Janeiro participam do 2º Encontro de Gestores Municipais, evento que faz parte do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O 1º Encontro ocorreu na semana passada, nos dias 5 e 6/10, em Itaocara (RJ). Este 2º encontro, na capital do estado, começa hoje e se segue até amanhã.

Além de mobilizar os gestores para a realização do curso Estruturação da Gestão Ambiental Municipal, oferecido na plataforma de educação a distância do MMA, o encontro busca promover a formação e a troca de experiências entre os gestores ambientais municipais. “O programa de capacitação está em implementação em 19 estados, atendendo à crescente demanda por processos continuados de formação de gestores ambientais municipais”, disse a diretora do Departamento de Educação Ambiental do MMA, Renata Maranhão. “O êxito do programa se deve à atuação sinérgica e compartilhada do MMA junto aos órgãos estatuais de meio ambiente”, acrescentou.

Na programação de hoje, o Instituto Estadual do Meio Ambiente apresentou o histórico e a evolução da legislação ambiental e destaques sobre o licenciamento ambiental. Uma oficina sobre elaboração de projetos e captação de recursos será ministrada nesta terça-feira pela consultora Rejane Pieratti, que trabalhará com os gestores uma metodologia para elaborar projetos de forma inovadora e prática.

O PROGRAMA

O PNC foi criado em 2005 para atender aos anseios dos estados e municípios, como uma estratégia de fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e de qualificação da gestão ambiental. O programa tem por finalidade capacitar gestores, servidores e técnicos ambientais para colaborar com a estruturação de políticas no contexto federativo, envolvendo a responsabilização e o empoderamento dos entes, nas três esferas de governo. Atualmente, o programa está sob a coordenação do Departamento de Educação Ambiental do MMA.

Fonte: Ministério Meio Ambiente

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , ,