Acre é o 3º estado que mais reduziu desmatamento na Amazônia Legal, aponta Inpe

O Acre é o terceiro estado que mais reduziu o desmatamento na Amazônia Legal com queda de 34% no período de agosto de 2016 a julho de 2017. O estado fica atrás apenas de Tocantis (55%) e Roraima (43%).

O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (17) pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), que faz parte do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados consolidados de 2017 devem ser divulgados no primeiro semestre de 2018, segundo o órgão.

O levantamento mostra que em 2016 a área desmatada no Acre foi de 372 km². Esse número caiu para 244 km² nos primeiros sete meses de 2017. Em toda a Amazônia Legal foram desmatados mais de 6 mil km² o que representa uma redução de 16% em relação a 2016 quando esse número chegou a mais de 7 mil km².

Para chegar aos resultados, o Prodes faz um mapeamento sistemático na Amazônia Legal e produz, desde 1988, as taxas anuais de desmatamento na região.

As informações são usadas pelo governo federal para avaliação e estabelecimento de políticas públicas relativas ao controle do desmatamento e ações voltadas à temática do programa de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+).

Fonte: G1

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , ,