Proteção do conhecimento e o papel da incubadora são temas de palestras da SNCT do Inpa

A Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação (Coeti) e a Incubadora de Empresas do Inpa marcarão presença na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) abrindo as portas para o público em geral na próxima quinta-feira (26). A Incubadora do Inpa está localizada no campus 1 do Instituto, que fica na Avenida André Araújo, 2936, Petrópolis, zona Sul de Manaus.

“Nós apoiamos e estaremos sempre presentes em eventos que promovam a ciência, a tecnologia e a inovação. Esta é uma das atribuições da Coeti”, disse a coordenadora Noélia Falcão.

A SNCT tem como tema A Matemática está em Tudo. No Inpa serão realizadas mais de 100 atividades de 23 a 29 deste mês, todas gratuitas, entre palestras, exposições, minicursos, oficinas, visitas a laboratórios e visitas guiadas. As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.doity.com.br/snct-inpa-2017/inscricao.

A abertura acontece na segunda-feira (23), às 9h, no Auditório da Ciência. Na ocasião serão realizadas duas palestras: O Caráter Interdisciplinar da Matemática, pelo professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) José Alcântara, e o Uso da Matemática nas Ciências Biológicas, pela pesquisadora do Inpa Maria Teresa Fernandez Piedade.

Conforme Falcão, a SNCT é uma boa oportunidade para a difusão do conhecimento nas áreas de propriedade intelectual e transferência de tecnologia e inovação pelo espaço nacionalmente aberto para discussão dos temas. É também uma oportunidade para a sociedade conhecer as ações e projetos desenvolvidos pela Instituição.

Pela parte da manhã, a partir das 9h, Noélia Falcão ministrará a palestra A Propriedade Intelectual e a Transferência de Tecnologia em prol do desenvolvimento econômico, seguida do gerente da Incubadora de Empresas do Inpa, Deyvison Silva, que falará sobre O Papel das Incubadoras de Empresas no Ecossistema de Inovação.

Segundo Deyvison, o tema inovação tem se tornado cada vez mais comum nos noticiários e nas rodas de conversas, mas o processo que compõe a trajetória para chegar a inovação, ainda é desconhecido por uma parte considerável da sociedade. Na palestra, os participantes conhecerão o processo de concepção e de desenvolvimento de empreendimentos nos setores de atuação da Incubadora do Inpa.

Na parte da tarde, a partir das 14h, o colaborador da Coeti na área de Propriedade Intelectual, Cleiton Souza, ministrará o minicurso, Busca em Bases de Patentes Nacional e Internacional. Para a atividade, é necessário que o participante traga notebook, pois vai conhecer na prática as ferramentas apresentadas.

A participação integral nas palestras e no minicurso garantirá ao participante um certificado digital com carga horária de 7 horas, a ser encaminhado via e-mail após o evento.

Programação das Atividades da Coeti e da Incubadora

Palestra 1: A Propriedade Intelectual e a transferência de tecnologia em prol do desenvolvimento econômico.

Objetivo: Apresentar uma visão geral sobre a Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, sua importância global e como afeta o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Hora: 09h às 10h

Data: 26/10/2017

No de pessoas: 30/40 pessoas

Local: Sala de reuniões do prédio da Incubadora/INPA, 1º andar.

Inscrições: https://goo.gl/forms/W09G16QOcyCtia9f2

Palestra 2: O papel das incubadoras no Sistema de Inovação. Estudo de caso: Incubadora do INPA.

Objetivo: Apresentar o que é uma incubadora, para que existe, benefícios, modelo de gestão; bem como, apresentar a Incubadora do INPA – funcionamento, atividades e seus resultados.

Hora: 10h30 às 11h15

Data: 26/10/2017

No de pessoas: 30/40 pessoas

Local: Sala de reuniões do prédio da Incubadora/INPA, 1º andar.

Inscrições: https://goo.gl/forms/2hIMziRGqIFGZAnF2

Minicurso: Busca em bases de patente nacional e internacional.

Objetivos:

  • Apresentar a importância da utilização de patentes como fonte de informação tecnológica com fins de auxiliar o desenvolvimento científico e industrial.
    • Apresentar os principais tópicos sobre busca de patentes em duas bases de dados (INPI – Nacional e DerwentInnovation Index – Internacional).

Hora: 14h30 às 17h

Data: 26/10/2017

No de pessoas: 20 pessoas*

Local: Sala de reuniões do prédio da Incubadora/INPA, 1º andar.

Inscrições: https://goo.gl/forms/RZgUT5028OSEve6p2

As vagas são limitadas! Inscreva-se!

Mais informações: (92) 3643-3295/ 3152 ou pelos e-mails: incubadora@inpa.gov.br

Fonte: Inpa

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , , ,