Embaixador da Colômbia conhece políticas voltadas ao Meio Ambiente

Com o objetivo de tratar sobre o interesse da Colômbia nas políticas de desenvolvimento sustentável aliadas à preservação do meio ambiente, o embaixador do país no Brasil, Alejandro Borda, esteve em Cuiabá nesta terça-feira (24.10). Ele se reuniu com secretário executivo de Estado de Meio Ambiente (Sema), André Baby, para fortalecer as relações e firmar parcerias de cooperação técnica.

Durante a reunião, o secretário apresentou as políticas públicas voltadas ao meio ambiente, entre elas, o Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), o Programa de Regularização Ambiental (PRA) e o Código Florestal Brasileiro. O secretário também falou sobre o trabalho árduo do governo para a redução do desmatamento ilegal no Estado e informou que nos últimos 10 anos Mato Grosso conseguiu reduzir cerca de 80%. A média de desmatamento que era de 5.714 km², entre 2001 e 2010, caiu para 1.216,66 km² em 2016.

“A visita foi muito oportuna. Temos uma sinalização para um acordo de cooperação técnica, de modo que a gente possa fazer um intercâmbio entre os países compartilhando conhecimento sobre as tecnologias, as políticas públicas e ferramentas de trabalho utilizadas em Mato Grosso. Quem ganha com essa parceria é o meio ambiente que será mais preservado na Colômbia e continuará sendo em nosso Estado”, frisa André Baby.

Alejandro explicou na reunião que seu país está passando por um momento importante na história. Eles estão realizando uma reforma rural integral, fruto dos acordos de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). “Observei que, graças às políticas públicas de Mato Grosso, está acontecendo o desenvolvimento sustentável da terra, com incentivos importantes para a preservação dos recursos naturais e também para o desenvolvimento produtivo, econômico. A acredito que seja um caso evidente sustentável que podemos utilizar como referência para a Colômbia”.

Para conhecer mais detalhes das ferramentas de gestão ambiental, Alejandro solicitou outro encontro, só que desta vez em Brasília, onde técnicos da Sema irão apresentar as funcionalidades do Simcar para técnicos da área ambiental da Colômbia e ainda tirar dúvidas sobre as demais políticas públicas do órgão ambiental.

Fonte: Imprensa GOV MT

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , ,