Rede estadual tem cursos técnicos para trabalhar com natureza

As inscrições para os Cursos de Educação Profissional da rede estadual de ensino do Paraná estão abertas até 8 de novembro. Os interessados devem procurar diretamente um colégio estadual em que o curso que deseja fazer é ofertado. A inscrição para os Centros Estaduais de Educação Profissional (Ceep) e para Colégios Agrícolas e Florestal pode ser feita pela internet na página da instituição de ensino. São cerca de 50 opções de cursos.

O Colégio Estadual Julia Wanderley, em Curitiba, o Curso Técnico em Guia de Turismo recebe inscrições de interessados na modalidade subsequente. Apesar de estar localizado na Capital, alunos do curso aprendem sobre turismo em todo o Paraná. “A maioria dos estudantes procura o Técnico em Guia de Turismo em busca de uma nova área de trabalho, de novas oportunidades”, diz Ilizandro dos Santos Schmit, técnico-administrativo do colégio. O curso que tem duração de um ano e meio é um requisito para obter a Carteira de Guia de Turismo na categoria regional.

Como parte do currículo, os estudantes fazem viagens técnicas para pontos turísticos, entre eles a Lapa, a Ilha do Mel e Ponta Grossa.

O Colégio Estadual Paulo Leminski, também na Capital, está com inscrições abertas para o Curso Técnico em Meio Ambiente em duas modalidades. No integrado, disponível para quem concluiu apenas o ensino fundamental ou equivalente, alunos fazem disciplinas do ensino médio regular e também disciplinas específicas.

“Temos matriculados tanto alunos que cursaram o ensino fundamental no próprio colégio quanto pessoas que vieram de fora”, diz Sueli Prado, pedagoga do colégio. Ao final de quatro anos os alunos recebem o certificado de conclusão do ensino médio e o de Técnico em Meio Ambiente.

Já o Curso Técnico em Meio Ambiente subsequente está disponível para qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio, ou equivalente, e procura apenas a qualificação profissional. “Temos alunos que desejam começar uma carreira relacionada ao meio ambiente, bem como pessoas que já trabalham na área, incluindo funcionários da Sanepar e do Instituto Ambiental do Paraná” afirma Sueli.

INSCRIÇÕES – Os cursos profissionalizantes da rede estadual são oferecidos em 350 instituições de ensino de 184 municípios paranaenses. O local em que cada curso está disponível pode ser verificado no link www.educacao.pr.gov.br/cursostecnicos

Os candidatos devem apresentar a ficha de inscrição preenchida, RG e CPF (cópia e original), histórico escolar (original e cópia) ou declaração de conclusão de curso e declaração emitida pela instituição para o caso de aluno bolsista da rede privada, além de comprovante de renda familiar.

Fonte: Agência de noticias do Paraná

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , ,