7ª edição da Roda de Conversa do Inpa traz como tema de debate a ilustração científica biológica

Para falar sobre as expedições dos naturalistas espanhóis e portugueses que percorreram a América Latina desde o século XVI e, principalmente, no século XVIII, quando fizeram coletas, ilustrações e, sobretudo, deram visibilidade à nossa flora e fauna, a ilustradora científica biológica Rosa Maria Alves Pereira é a convidada da 7ª edição da Roda de Conversa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). O evento acontecerá, excepcionalmente, nesta terça-feira (14), às 15h, no auditório da Diretoria (Campus I).

A Roda de Conversa é aberta ao público e acontece uma vez por mês, na segunda quarta-feira de cada mês. O objetivo é debater assuntos de interesse da comunidade buscando a construção de uma visão mais cidadã sobre o assunto em foco.

De passagem por Manaus, a ilustradora é licenciada em Artes Visuais, especialista em História da Cultura e da Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Ilustração Científica pela Universidade de Évora (Portugal) e em História da Ciência (UFMG). Trabalhou no Centro de Coleções Taxonômicas da UFMG, é professora de Ilustração científica desde 2005 e, atualmente, oferece cursos em seu ateliê em Brumadinho (MG).

Rosa Pereira já expôs suas aquarelas no Carroussel do Louvre (2015) e tem obras em diversos países. É autora de publicações didáticas sobre ilustração científica (zoológica e botânica). Participa do comitê assessor de “Ilustraciência” na Espanha.

A Roda de Conversa do Inpa iniciou em março deste ano quando foi debatido o tema “Mulheres na Ciência”. Também já foram debatidos os seguintes temas ligados á ética na pesquisa: a pesquisa com animais; a ética na pesquisa com seres humanos; o acesso ao conhecimento tradicional e a repartição de benefícios; para onde vão os resíduos e reciclagem no Inpa? e a aproximação da pós-graduação com a sociedade.

É uma iniciativa da Coordenação de Extensão (Coext) do Inpa, sob a responsabilidade da pesquisadora Rita Mesquita. Além da pesquisadora, um grupo de mobilizadores também ajudam na condução do evento e é formado pelas pesquisadoras Flavia Costa e Dionísia Nagahama com apoio de Mateus Ferreira, Flavia Delgado e Marcos Vinícius Simões.

Fonte: Inpa

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , ,