Refazendo a natureza

A grandeza artística do cantor e compositor baiano Gilberto Gil faz com que alguns detalhes da sua biografia sejam pouco conhecidos. Um deles é o interesse pela ecologia, origem do Instituto Onda Azul, ONG que Gil criou em 1991 com o objetivo inicial de defender as águas dos mares e dos rios brasileiros. A proposta evoluiu posteriormente para abranger a defesa do meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável e do bem-estar social.

O Onda Azul atua hoje na formulação e execução de projetos de recuperação ambiental, na organização do debate sobre a sustentabilidade nos grandes centros urbanos e nas políticas de mudanças climáticas, além de dar assistência a projetos que trabalham a educação ambiental e preparar líderes e agentes de transformação comprometidos com essa temática.

Entre suas iniciativas mais destacadas estão o Cidades Verdes (principal evento de ecologia e sustentabilidade urbana do Rio de Janeiro), o Mangue Vivo (projeto de recuperação das áreas degradadas de manguezais no entorno da Baía de Guanabara) e a conferência Rio Clima (encontro internacional para debater temas pertinentes às mudanças climáticas).

Fonte: Revista Planeta

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , ,