Inscrições abertas para seminário sobre água

Estão abertas as inscrições para o II Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade — “Águas pela Paz”, promovido pela Unesco com apoio da Agência Nacional de Águas (ANA), do Ministério do Meio Ambiente e parceiros. Nos dias 11 e 12 de janeiro, o evento reunirá especialistas no Museu Nacional da República, em Brasília, para discutir a importância dos recursos hídricos para as relações entre comunidades e nações. Participação é gratuita.

Para o coordenador de Ciências Naturais da Unesco no Brasil, Fábio Eon, “além de ser um evento preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água, o seminário Águas pela Paz inova e contribui para trazer ao debate uma visão mais humanista da água, que vai além do recurso natural a ser preservado”. “O seminário analisa a água como um direito de todos e um valor a ser compartilhado. Assim, pode ajudar a pautar algumas discussões do Fórum, que acontece em março”, completa o especialista.

Entre os temas abordados pelo encontro na próxima semana, estão educação, arte e cultura; saberes e tradições; direitos da natureza, pesquisa e inovação na perspectiva transdisciplinar; gestão de territórios e mediação de conflitos. O seminário promoverá ainda a realização de oficinas diversas.

Para os painéis de discussão, estão confirmados palestrantes de diversas nacionalidades e áreas do conhecimento. Entre eles, o líder espiritual e humanitário brasileiro Sri Prem Baba, que vai ministrar a Palestra Magna; Beverly Rubik, doutor em Biofísica; Anivaldo Miranda, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco; Álvaro Tukano, diretor do Memorial dos Povos Indígenas; Moema Libera Viezzer, socióloga, educadora e escritora; Massimiliano Lombardo, oficial de Meio Ambiente do Setor de Ciências Naturais da UNESCO no Brasil; e o Cardeal Dom Sergio da Rocha, arcebispo metropolitano de Brasília.

Ao final do evento, um documento produzido durante o seminário encaminhado como contribuição ao debates do oitavo Fórum Mundial da Água e do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA 2018).

Fonte: MMA

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , ,