Após chuvas, número de cidades em atenção sobe para 8 na região de Campinas, diz Defesa Civil

O número de cidades da região em estado de atenção por causa das chuvas aumentou de três para oito na tarde desta segunda-feira (8), de acordo com a Defesa Civil. A classificação atualizada às 17h inclui municípios que registraram volume de água próximo aos 80 milímetros nas últimas 72 horas, o que faz com que áreas com risco de deslizamento de terra sejam monitoradas pelo órgão.

Entre as cidades incluídas na lista estão Campinas (SP), Espírito Santo do Pinhal (SP), Pinhalzinho (SP), Serra Negra (SP) e Socorro (SP). Já Águas de Lindóia (SP), Amparo (SP) e Lindóia (SP) permanecem na lista desde domingo, quando houve um temporal na região. Veja índices abaixo:

  • Águas de Lindóia – 165 mm
  • Amparo – 102 mm
  • Campinas – 82 mm
  • Espírito Santo do Pinhal – 79 mm
  • Lindóia – 113,8 mm
  • Pinhalzinho – 77mm
  • Serra Negra – 65,5 mm
  • Socorro – 102,9 mm

Preocupação

Em Águas de Lindóia, cidade que registrou o maior volume de água acumulada nos últimos três dias e que teve pontos de alagamento, o clima é de preocupação entre os moradores. Há 15 anos a Praça Adhemar de Barros, na área central, não transbordava, segundo apurou a EPTV.

“Estamos em estado de atenção. Os voluntários percorreram alguns pontos comigo, um engenheiro também está dando assessoria, e a gente está fazendo monitoramento dos pontos mais graves”, falou o coordenador da Defesa Civil na cidade, Eduardo Malheiro.

No bairro Bela Vista houve um deslizamento de terra, mas ninguém ficou ferido. De acordo com o órgão, entre os bairros afetados estão o Parque das Fontes, Cavalinho Branco, Jardim Paraíso, Bela Vista e Pimentéis. Não houve registro de ocorrências nas outras cidades em estado de atenção.

Previsão do tempo

De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp (Cepagri), o tempo na região de Campinas continua instável e com céu nublado nesta terça-feira (9), incluindo chuvas eventuais.

A previsão é de que somente na quarta-feira o tempo permaneça aberto por períodos maiores, mas há possibilidade de pancadas de chuva e temporais durante a tarde.

Fonte: G1

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , , ,