As alternativas para uma agricultura sustentável

Um casal na França teve uma ideia para obter mais produtividade com a terra, mas sem usar químicos. Eles investiram na chamada permacultura, que teve origem na Austrália. O método consiste em basicamente fazer com que uma planta proteja a outra. Os detalhes você vai ver neste Futurando.

Se fôssemos incluir nessa história a criação de gado e o esterco produzido pelos animais fosse usado para adubar o pasto, estaríamos falando de um ciclo fechado. Um dia até foi assim. Só que a industrialização interrompeu o ritmo orgânico da natureza. Vamos explicar as consequências disso.

Um dos principais desafios dentro desse contexto é no transporte do esterco, principalmente do líquido produzido por ele. Custa muito caro. Uma pesquisadora em Stuttgart está estudando um jeito de transformar o composto em pó para diminuir gastos e prejudicar menos o meio ambiente.

Futurando traz ainda uma reportagem sobre por que os peixes nadam de forma tão sincronizada, sem esbarrar uns nos outros, e sempre pela sombra. Um experimento feito na Universidade de Constança concluiu que um animal acompanha o outro movido por uma inteligência inconsciente capaz de formar uma rede de conexões invisíveis.

As formigas, aliás, também contam com esse tipo de inteligência coletiva, como demonstrou um teste realizado na mesma universidade. Elas sabem e muito desenvolver tarefas em grupo. Resolvem tudo em conjunto, ainda que inconscientemente. Mas os pesquisadores descobriram detalhes ainda mais curiosos sobre a organização desses insectos. Que saber quais? Então não perca o Futurando.

O programa

Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido, no Brasil, pelo Canal Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às quartas 16h30, quintas, sábados e segundas; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todas as quartas, às 22h, com reprise às quintas, às 3h15; pela TV Cultura aos domingos às 00h, com reprise todas as quartas às 22h30 ; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30

Fonte: Deutsche Welle

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , ,